sábado, 13 de agosto de 2011

1º Sarau Tropeiro de poesia virtual - edição agosto


A memória é uma das virtudes mais importantes da inteligência humana. Felizes daqueles que a cultiva e faz do seu poder a grande arma contra as mentiras, falseamentos e esquecimentos vis nessa terra dos engôdos. Homenageio meu pai, José Isabel Evangelista, morto de parada cardíaca de descaso e desrespeito há 10 anos, em plena fila de um posto de saúde de Belo Horizonte. Dedico esse Sarau de Agosto a sua memória e ao mês do folclore. Viva a memória e a sabedoria do povo - nossa arma contra a o desrespeito crônica à cidadania brasileira.

25 DE MAIO  (IN MEMORIAN )     
Poema publicado em 2004 no livro Mojepotara

Tenho saudade do meu velho pai.
Três anos que se foram
ou se foram três anos meus?
Meu pai que por minhas mãos
Foi levado até a fila da morte.
Filas de morte que freqüentamos nós brasileiros
por esse grande país de tantas filas grandes
a esperar com uma esperança que um dia virá festa.
E foi numa dessas filas grandes
de onde, seu anjo da guarda moreno, cansado de filas,
deve ter saído par bater pernas e braços,
deixando-o com o coração parado
esperando na fila dos cidadãos sem lastro.

DUALIDADE DA ROSA
Sueli Silva.e Adriano Pereira da Silva de Arcos, residentes em BH/MG


A rosa tem pétalas bonitas, sensíveis e cheirosas.
Mas o caule coberto de espinhos é forte e fere.
A delicadeza da rosa lembra aveludadas mulheres.
Porém a cor vermelha lembra o coração
onde habitam paixões fortes e poderosas.
Em todas as rosas, o mundo.
Eu, você, eternizados num só perfume.



“Efeito heróico à extrema esquerda”
Rogério Salgado ( Campos dos Goytacases - reside em Belo Horizonte/MG)                                  


Para Lecy Pereira Sousa
 
A esquerda de deus poesia
todo poderoso
de onde não julgará nem vivos
nem mortos
sobreviveremos na palavra
que atravessará os séculos
seculorium
amém.
 
Mantenha a cidade limpa
Marcos Assis – de Itaúna - reside em Belo Horizonte/MG

ê, é
sobrevoa a desordem num espaço multi dimensional
hiper-espaço hipertexto
a dimensão assimétrica
os prédios do centro de bh
o mana que escorre como cuspes no chão

os lugares são táteis mesmo quando gigantes
os prédios são férteis em memes mas sistemáticos não imagens
cerceam a desordem de arcângelos, poetas, chatos

os fascistas querem uma cidade estática
os donos querem uma cidade estática
os clientes querem uma cidade limpa
os fados, os fartos os indecisos vivem numa cidade estática
onde se acomodam

veem uma cidade estática não estética
em que se incomodam


O OVO

Clevane Pessoa de Araújo Lopes , radicada em BH/MG ( Rio Grande do Norte )

O ovo oferece universos
de mistérios e criações.
Do ponto menor que o lápis,
ovículo primordial,
morulam-se pontos de amoras
que serão.
Mórula de fascinantes indagações:
quem será o que ali se faz?
Nós,que nascemos a partir
de um ovo microscópico,
evoluímos dentro de outro ovo,
oval de água provedora,
líquido amniótico
que nos embala e protege,
devemos atentar
para os mistérios
desse fascinante Mistério maior.

Qual foi o Ovo onde Deus
se encolheu
para nascer?

O ovo ,princípio do povo,
é ainda princípio dos animais.
Fiquemos atentos:
do ovo nascerá a serpente ou o pássaro?
O crocodilo ou o dinossauro?
A avestruz ou o beija-flor?

A pedra é um ovo em cujo interior,
há cristais
e outras gemas...
O casulo,a ninfa,a pupa,
são ovos especiais.

Os olhos são ovos
que captam significantes e significados
e os remetem à cabeça...

Nossa cabeça é um ovo
em permanente gestação...


Pais e filhos
 Cida Araújo - Vespasiano (Do livro - Paralelos sociais)
Papai
Sempre te vi como um super-herói.
Eu era pequeno e frágil.
Um menino e um super-homem!
Teus abraços eram silenciosos.
Nada eu sabia de teus sentimentos.
Íamos ao parque, ao campo de futebol.
Rolávamos no chão como crianças.
E sem explicação desaparecias...
- Onde está papai?
Respostas evasivas:
-Trabalhando, viajando, morando em outro lugar...
Dentro de mim era só saudade!
E cada vez que te via regressar.
Meu coração saltitava de alegria!
Hoje cresci, sou um homem.
Também tenho dificuldade em expressar meus sentimentos.
Coloca tua mão em meus ombros.
Depois de juntos caminharmos
O silêncio ha de nos revelar o que vai ao coração.
Eu te amo papai! Perdoa-me por não te entender.
Eu te amo meu filho! Perdoa-me se te fiz sofrer.

2 comentários:

  1. Ricardo:

    Obrigada por postar esse poema:à época, fiz um concurso relâmpago no tema OVO, escrevi alguns.Agora, ele estará na próxima antologia da REBRA_Rede Brasileira de escritoras - que represento em MG.Achei sua idéia ótima, nós poetas, precisamos ser lidos, postados , até mesmo depois de ir pata outra dimensão;somente assim, não morreremos.Divulgarei.Parabéns, feliz Dia dos Pais com os seus.

    ResponderExcluir
  2. A Convite seu e de Clevane, aqui estou para apreciar este espaço Cultural, o que já me deixou encantada, pois poder cantar em versos,
    e o que encanta a alma poeta!
    Parabéns pelo importante trabalho aqui lido, com admiração,
    Efigênia Coutinho
    Presidente Fundadora - AVSPE
    www.avspe.eti.br/
    (OBS: uso anônimo por não conseguir postar diferente)

    ResponderExcluir