Shows e oficinas


Fragmento de show musical poético do Sarau Tropeiro - 20 º Festival do Folclore Jequitibá/MG


Desde 2004 os artistas do Sarau Tropeiro vem construindo um caminho e uma larga experiência com shows musicais, performances poéticas musicais, vivências e atividades de oficinas e iniciação artística em escolas, centros culturais, eventos literários, musicais e sócio culturais. A proposta e a missão do SARAU TROPEIRO é fazer arte com amor e qualidade, bom humor, muita poesia, transmitir positividade. Temos o compromisso de promover ações que contribuam para o incentivo da leitura literária, a cultura do livro, a valorização e o fomento das artes literárias, a valorização da canção popular as artes de performance, intervenção urbana, contribuindo de alguma maneira para o desenvolvimento educacional e cultural de nossa gente e que estimule o bom convívio entre as pessoas. 



                  Fragmento de show musical poetico em escola - Arte pela PazMG


Unir arte, literatura, música, expressão, educação, bom humor, diversão, entretenimemto, voltado para os valores fundamentais de respeito a diversidade, respeito à natureza, o bom convívio humano entre as pessoas.  Romper muros, fronteiras. O trabalho musical, poético, performático e cênico do Sarau Tropeiro se caracteriza pela mixagem de linguagens. Agradáveis e ao mesmo tempo poético. Acreditamos que a poesia, a arte, a educação é o caminho capaz de apontar saídas possíveis para mudanças na formação de novas pessoas,mais éticas e mais poéticas e mais sensíveis. Para isso desenvolvemos uma série de vivências, ações e projetos com esse objetivo.


                                   Fragmento do show musical poético no SESC/SP


SHOWS MUSICAIS POÉTICOS TEMÁTICOS

Realizamos shows musicais poéticos performáticos a partir de temas universais e temais mineiros. Mesclando canção popular poesia falada, causo e performances sobre tema encomendados com antecedência. Caso queira contatar para shows de canção e poesia para eventos musicais e literários é só nos chamar. Canção, poesia, peformance. O Sarau Tropeiro também faz canções encomendadas e  prepara repertório específico pra eventos temáticos. Paz, amor, meio ambiente, diversidade, livro, para crianças, para idosos e pra jovens de todas as idades. 

                                     
                            Fragmento de show musical poético com músicos acompanhantes




OFICINAS DE POESIA FALADA OU ESCRITA


No vídeo abaixo o poeta Ricardo Evangelista explica como são realizadas suas oficinas de poesia pra crianças. Além de serem divertidas e muito musicais, nas oficinas se  trabalha a memorização, a dicção, o ritmo, a sonoridade das palavras, entonação, a fala, a escrita, a ludicidade, a interatividade, a expressão poética oral e escrita, num processo divertido, dinâmico e altamente estimulante ao mesmo tempo. Tudo com muita criatividade e alegria.


 Ricardo Evangelista fala sobre oficinas de poesia p/ crianças no Tvx - TV Horizonte


C(o)ANTAÇÃO DE HISTÓRIAS E CAUSOS

È um modo lúdico de manter viva a memória de nossa gente. Contar causos, mesclado a bom humor, inventividade, cantoria e poesia. Diversão, entretenimento, e estímulo à imaginação infanto-juvenil. ( e adulta ), fomento a leitura literária e busca valorizar nossa capacidade e tradição de contar causos e histórias, atualizar nosso folclore e estimular cultura de contar histórias. 

           Sacinvenção - vivência e intervenção urbana- ST em ação na Lagoa do Nado 2011 

Nossas performances, ou "cantações" de história misturam música, poesia e causos. Temos o objetivo de valorizar nossa memória coletiva e também de incentivar a leitura e a escrita literária a as artes em geral. Além disso o Sarau Tropeiro faz performances por ruas, praças e espaços públicos brincando com as possibilidades da palavra imaginação poética. Difundir a beleza poética, formar novos públicos para poesia, o causo a canção, estimular a cultura mineira e brasileira da contação de causos e valorizar nossa memória coletiva é nosso papel. Animado, interativo, poético  e lúdico! Trabalhamos assim.

.     
 
  Educadores falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro - 2011

GRAFITROVAR- (TER) INVENÇÕES ARTÍSTICAS -GRAFITE E TROVA (poesia curta)

 Apresentação
Percebe-se, hoje em dia, que muitas instituições de ensino mostram interesse em conscientizar seus alunos quanto a preservação do maior patrimônio em comum: A Escola!



                       Educadores falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro

As escolas/espaços públicos sofrem com a depredação e desgaste do tempo, ao que percebemos, ser um problema cultural, que pode ser sanado ou pelo menos amenizado, quando mostramos que todos: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade, se integram





Vemos os muros das escolas pichados e depredados, servindo para o incentivo ao vandalismo, prejudicando e desvalorizando a escola, quando poderiam ser um forte aliado à integração do aluno com a escola e a comunidade e estímulo a fruição e a expressão artística. Através dessa artinventiva, de mistura, faremos um mixagem de grafite com a trova. Trata-se de intervenção visual plástico-figurativa-poética,  pacífica e bela.




As escolas/espaços públicos sofrem com a depredação e desgaste do tempo, ao que percebemos, ser um problema cultural, que pode ser sanado ou pelo menos amenizado, quando mostramos que todos: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade.

 O GRAFITROVAR é a criação de 01 ( um ) PAINEL ARTÍSTICO VISUAL ( parede, muro, chão, janelas ) em suportes diversos e em  escolas/espaços públicos.
  
  

São painéis artísticos em paredes, muros, chão, janelas, etc. Adaptamos em suportes diversos e em  escolas/espaços públicos autorizados. A partir das trovas, verso livre, distico, poesias diversas, criarmos esse painéis e grafitamos, adesivamos, nos muros/paredes/, chão, janelas, numa intervenção visual, sob a coordenação do poeta. O local, o tamanho do mural e o tema, são definidos em negociação e avaliação do poeta com a direção da instituição parceira, onde implementaremos o projeto ( considerando todo impacto visual  da ação).



O painel é criado com a pintura de TROVAS autorais/ ou de autores consagrados de domínio público: quadra, poemeto, poesias visuais), imagens, grafismos e símbolos sobre temas da atualidade.    


A escola/a instituição sugere o tema:  paz, não violência, tolerância, não preconceito, amor, etc ), a ser realizado com a participação as crianças, adolescentes, jovens das escolas parceiras.    



Grafite com poesia nos espaços públicos, muros, chão, tapetes, janelas, mentes e corações. 



Objetivo é incentivar a leitura literária, estimular a cultura do livro, trabalhar a visualidade da palavra, hibridismo de arte visual, performance, expressividade artística, a  musicalidade da palavra e a descoberta de novos talentos na arte. Enfim, desenvolver a sensibilidade estética e estimular a manifestação pela arte, de crianças, jovens de todas as idades, de maneira divertida e inteligente, por meio das várias linguagens artísticas. Unimos o grafite com a oficina de poesia, em especial a trova. Participativo e poético.

                            
                                 Educadores falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro

Possibilitando assim, uma intervenção estética que não seja poluente e dialogue com a arquitetura do local. Em caso de haver PATROCINADOR, o mesmo será chamado para ajudarmos a definir a(s) escola(s) em que realizaremos o projeto ( BH ou INTERIOR ).

                              Estudantes falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro

As escolas/espaços públicos sofrem com a depredação e desgaste do tempo, ao que percebemos, ser um problema cultural, que pode ser sanado ou pelo menos amenizado, quando mostramos que todos: alunos, professores, funcionários, pais e comunidade, se integram.


                                Estudantes falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro

O GRAFITROVAR, mais que um projeto, uma vivência criada pelo SARAU TROPEIRO, em 2011: mix de intervenção visual, poética, performática, expressiva.

                                Estudantes falam sobre o trabalho artístico do Sarau Tropeiro

Biografia Ricardo Evangelista
Na educação:
- Formou-se na FAFICH/UFMG, em Sociologia no ano de 1995 ( Licenciatura e Bacharelado ). 
- Professor de 1º grau ( 6ª à 8 ª séries ) da Escola Estadual Kennedy ( atual E. E. MÍRIAM BRANDÃO - Bairro Jaraguá, Belo Horizonte – 1992 ).
- Funcionário e Gerente Administrativo do Departamento de Educação Regional Pampulha/PBH (1993 à 1999 )
- Sensibilizador poético ( iniciação às artes ) : Projeto Pão e Poesia ( 2010)
- Sensibilizador poético - ( iniciação às artes ) Centro de Cultura Lagoa do Nado ( 2005 -2012) )
Nas artes: poeta, declamador, trovador, arte-educador, performer de intervenção urbana, percussionista, produtor, saciólogo e tropeirauta.
Sueli Silva
- Cantora, compositora, criadora do Sarau Tropeiro e contadora de história autodidata.
Preço dos serviços: à combinar com contratante (31)96920283. ou ricardoevangelista@bol.com.br

SERVIÇOS OFERECIDOS

Para público infanto-juvenil:
Co(a)ntação de histórias – tema a critério do contratante – aviso com 30 dias antencedência.
Shows temáticos ou saraus: canção, poesia e causo – Ex. temas mineiros e meio ambiente, paz, folclore, mulher, criança.
Oficinas de poesia falada ou escrita
Grafitrovar - Grafite e poesia ( trova) no muro/parede/chão/janela, etc, das escolas.
Vivências artísticas, brincadeiras lúdicas e educativas.

Para público jovem e adulto
Shows temáticos ou saraus: canção, poesia e causo – temas mineiros
Oficinas de poesia falada e/ou escrita
Para público adulto e idosos 
Shows temáticos ou saraus: canção e poesia, causo – temas mineiros
Oficina de poesia falada ou escrita

QUER MAIS? Acesse link à esquerda no alto do blog e veja SARAU TROPEIRO nas redes sociais. 
Texto: Ricardo Evangelista