terça-feira, 20 de novembro de 2012

AVÓ PRETA

Ao ser penguntada
sobre o que espera da vida
bem humorada, a avó preta,
assim respondia:
-"Só quero sombra e água fresca
botina larga,
e um jornal sem letra".

( Evangelsita, Ricardo, Mojepotara, 2004 ). Este poema foi premiado no concurso 'Poemas no ônibus de Porto Alegre, 11ª edição, ano 2003 ).

Sobre a história desse poema:
Eu passei muitas dias a conversar com minha avó sobre a sua história humilde de trabalhadora negra na lavoura. E ela me contava das dificuldades, mas principalmente das coisas fantásticas. Não era de chorar pitangas passadas. E sempre me repetia estes versos que um dia sem saber me surgiram na lembrança, já depois de ela mudar de plano. Saudades da avó preta, o colo , a comida, a generosidade , o bom humor. Ela era uma professora prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário