segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Qual é a mihha didática pra ensinar poesia? Reflexões sobre o fazer artístico

A história  tem detalhes e é dialeticamente complexa. São muitos anos batucando esse pandeiro brasileiro, "despencando da ladeira, na zoeira da banguela", meu caro. Salve Jackson do Pandeiro, Lenine e Drummond e Guimarães Rosa, Baudelaire, Pessoas, Ascenso Ferreira e Mário Quintana e Camões e cordéis e trovas e a cultura popular também. Precisei trilhar muitas milhas e continuo tropeirando por aí. Acredito que, talvez não saiba, para conseguir atrair a meninada, tive de revirar mundos e fundos e criar uma didática própria, criativa, agradável e que tenho aperfeiçoado ao longo desse anos, tendo por base muito amor e respeito à poesia, curiosidade, observação e estudo obstinado. Poesia é meu vício, meu alimento, minha necessidade, prazer e paixão e trabalho - labor, na essência da palavra. Acredito que é através de muita dedicação, pesquisa, leituras, investimento em livros, cursos, equipamentos, e a prática de falar poesia nas ruas, nas praças, bares e bordéis, nos palcos de Minas, Brasil e do mundo. Se dá também na construção de uma carreira de trabalhador do serviço público, que tem compromisso e faz diferença ( produtor, gestor cultural ), há 18 anos nas periferias de Belo Horizonte ( vetor norte ). Taí algumas pistas de aprender fazendo, É como faço para atrair a meninada de um modo interessante, uso das arte(i)manhas que só tem quem vive a poesia na alma e na calma, no silêncio dos dias sombrios. Tenho me dedicado obstinadamente ao estudo da arte da poesia, da música, do teatro, etc. ao longo dos meus 41 anos de idade e soma-se a isso, a formação e a experiência de professor ( formado em Sociologia na FAFICH/UFMG- 1995).
Acredito que seja tudo isso junto que me fez e me faz ter essa habilidade, né? O desenvolvimento da vocação pra estimular, influenciar, sensibilizar as pessoas pra arte poética é um longo caminho. Por isso não dá pra explicar assim tão simples e rápido, "fastfoodimente", sacou, meu irmão em poesia?
Vai a sugestão: visite nosso site, leia sobre nosso trabalho, veja vídeos, entrevistas, ações, projetos, e conheça um pouco sobre esse trabalho “missionário” de poeta. E se achar conveniente faça seus sábios comentários. O segredo: são  décadas de trabalho árduo. 

Ricardo Evangelista BH/MG -  01/8/2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário